Título: Sete Pinturas

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Leia de graça pelo Kindle Unlimited

Alguns autores conseguem transformar a experiência de leitura em um grande quebra-cabeça, daqueles com peças bem pequenas e que você tem certeza que demoraria dias ou até mesmo semanas para resolver completamente. E montar um quebra-cabeça desse porte quase sempre se resume à uma constante sensação de tensão, curiosidade e um pontada de êxtase toda vez que você descobre o encaixe de mais uma das peças espalhadas pela mesa.

Parece inusitado e estranho falar sobre a leitura dessa forma, mas foram exatamente esses sentimentos que tive durante a leitura de Sete Pinturas, segunda obra publicada pelo Landulfo Almeida. E, veja bem, minha expectativa com o livro já era bem alta, já que li e amei As Duas Faces do Destino, primeiro livro do autor.

De certa forma, Sete Pinturas mostra bem a evolução de Landulfo como autor. Repleto de mistério e com personagens cativantes, esse é o livro que põe o leitor em uma corrida desenfreada pela verdade.

Só quem já passou por uma leitura assim sabe dessa sensação que estou falando. Em parte, ela também causa muito receio, já que existem chances do autor não conseguir segurar o mistério que criou no livro ou até mesmo se perder na narrativa.

E, definitivamente, isso não acontece em Sete Pinturas.

Marcado por uma narrativa envolvente e diversas personagens com uma faceta ambígua, que você não entende muito bem a intenção, podemos dizer que o protagonista dessa história é o grande segredo escondido no coração da Amazônia, que dá gás às ações de todos os envolvidos.

E quando falamos em “todos os envolvidos”, não estamos nos referindo a um ou dois conhecidos. Não, o que você encontrará em Sete Pinturas é uma verdadeira cadeia de personagens que inicialmente não parecem estar relacionados uns com os outros. E é isso que move todo o mistério que cerca a história.

Afinal, o que pode ligar dois órfãos que cresceram juntos, a Érica e o Daniel, a dois empresários multimilionários que estão presos em uma briga interminável e cheia de segredos? E como desastres ambientais, movimentações políticas escusas e até mesmo assassinatos também se relacionam a esses personagens?

São muitos detalhes e toda a movimentação dentro da história tem importância na hora de explicar o grande mistério. Mas, para mim, o que fisgou completamente a atenção foram personagens como Marcos Cleanfield e Raphael Dummas, ambos empresários, além de Kiara. Todos eles parecem tomar decisões ambíguas o tempo inteiro durante a história o que gera uma confusão boa no leitor.

Não saber a intenção dos personagens, ou mesmo de que “lado da história” eles estão, é um dos aspectos que torna a leitura estimulante. Além disso, esse aspecto da narrativa também dificulta que o leitor tome partido de algum personagem, transformando todos eles em mais um mistério para decifrar dentro de todo o contexto.

Do meio para para o fim, quando as peças começam a se organizar, o livro abre espaço para a fantasia, que é outra de suas facetas. Uma pitada de romance e suspense também fazem parte da história, e tornam bem difícil encaixar o livro em uma caixinha de gênero literário.

Por fim, posso dizer que Sete Pinturas é uma dessas obras que você lê sem sentir, principalmente por causa da escrita muito bem construída do autor, que mostrou muito cuidado e atenção às minúcias na construção da história. Definitivamente, não existem pontas soltas e a narrativa é detalhista na medida certa, mergulhando completamente o leitor nos cenários apresentados.

Não preciso nem dizer que recomendo não só a leitura de Sete Pinturas, mas também de As Duas Faces do Destino, que também nos mostra uma história bem interessante e considero uma das melhores obras de ficção científica contemporâneas que já li.

Leia de graça pelo Kindle Unlimited

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s