Editora: Rocco 
Páginas: 504
Nota: 5 (de 5)
Skoob

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Resenha

Durante esses dias anda um falatório enorme sobre a adaptação cinematográfica desse livro, e pensei: preciso ler ele logo ou ficarei doida. haha Passei ele na frente de todos os livros que quero ler, de tanta ansiedade para assistir o filme. 
Eu simplesmente amo quando termino de ler um livro e fico totalmente satisfeita com a leitura. E com Divergente foi assim. Divergente é o primeiro livro da trilogia Divergente, que tem como personagens principais Tris e Quatro.

O livro conta a história de Chicago futurista, em que a sociedade se divide em 5 facções que as pessoas devem viver, são elas: Abnegação (os membros acreditam que o mundo seria melhor se não houvesse tanto egoísmo); Amizade (são aqueles que estão em paz com os outros e consigo mesmos); Franqueza (acreditam que se todos fossem honestos e francos o mundo seria melhor); Audácia (são aqueles que amam adrenalina e não deixa que os outros controle o seu comportamento); e Erudição (acreditam que o mundo seria melhor se todos fossem educados e interessados em aprender). Mas há também as pessoas sem facção que vivem ‘nas sombras’ da cidade, fazendo o serviço que alguém que pertence a uma facção não faria.

Até os dezesseis anos as crianças/jovens vivem na facção em nasceu, mas ao completar dezesseis anos eles fazem um teste de aptidão que os coloca em situações bem diferentes e, assim, o teste aponta qual seria a melhor facção para eles. Mas é no dia da escolha que eles irão escolher continuar na mesma facção ou mudar.

A Tris nasceu na Abnegação, mas o teste de aptidão dela revela que é divergente, mas Anna, o que é isso? É, basicamente, que ela não pertence a uma só facção. E ser divergente não é bom.

Cada facção tem uma responsabilidade na sociedade. E isso faz com eles vivem em harmonia. Até que… BUMM! Uma facção cria uma guerra contra outra facção. E é aí que a história fica melhor ainda.

É incrível a forma como a autora criou esse mundo, e, principalmente, essas facções. É um livro bem diferente de tudo que já li. Ela explora bem as facções, as emoções de cada um. E o livro não fica parado em nenhum ponto, a todo mundo algo está acontecendo.

O final desse primeiro livro é muito bom. Me deixou ainda mais ansiosa para ler o próximo.

E é claro, tem romance, algo que eu adorooo! haha

E aqui no blog já temos uma resenha dele, olha o que a Polli achou do livro (resenha).


Recomendo esse livro! ❤

Beijos.

P.s.: todas as resenhas da trilogia serão postadas aqui. 😉

17 comentários em “Resenha | Divergente (Veronica Roth) #1

  1. Eu já tô é devendo a leitura desse livro. Faz tempo que tenho curiosidade. E com o filme estreiando… Adoro ler para depois assistir a adaptação e ver o que fizeram dela. E quero fazer o mesmo com Divergente.
    Beijos!

    -Amigas Entre Livros-

    Curtir

  2. Tenho vontade de ler esse livro, pois vejo muitas resenhas positivas, e esse negócio de facção e tal me provoca muuuuuuuuita curiosidade 😛 Acho que vou gostar, hehe xD É o tipo de livro que eu gosto.
    KIssus

    Curtir

  3. Oi adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s