Saudações!
                O Diário Otaku está de volta! ❤ Leiam minha critica ao anime Spice and Wolf, que tentou misturar romance, misticismo e… economia. Ér. Entendam essa loucura!
               

Anime Spice and Wolf
Episódios: 13 – 1ª temporada 12 – 2ª temporada
Nota: 6.5

Sinopse: Lawrence é um mercador que vive numa época mais ou menos no ano 600 D.C. que tem um “encontro” com a “menina” Horo, uma loba. Ela começa viajando com ele, com sua sagacidade e sabedoria os lucros de Lawrence. Mas sua verdadeira natureza chama a atenção indesejada da igreja…

Spice and Wolf tinha tudo para ser um ótimo anime. Sua história incomum parecia levar à uma aventura sem limites, ao mesmo tempo que éramos guiados por um enredo sem precedentes. É, parecia. Não foi bem isso que aconteceu, por mais que a esperança de que o anime mudasse de rumo permanecesse até o último episódio de sua 1ª temporada, que foi onde parei.
                O anime tinha o proposto de misturar misticismo, economia, conspirações religiosas e até romance… Talvez por essa tentativa louca de ser tudo, ele não conseguiu êxito. O início de tudo, quando somos apresentados à Lawrence, o protagonista, parecia ser muito promissor por diversos motivos. E essa idéia permaneceu até que Lawrence, um mercador de mais de 1500 anos atrás, encontra com Holo, uma deusa loba em corpo humano. O que ela queria, aparecendo em frente a ele? Queria carona em uma viagem rumo à sua terra natal, deixando para trás a pequena aldeia que ela toma conta.
                Holo é uma deusa frustrada. Era ela que cuidava da plantação daquela pequena aldeia, e todos  os anos haviam verdadeiros festivais em homenagem à ela. No entanto, o povo foi perdendo a crença, junto ao avanço do catolicismo, que considerava Holo – e todo misticismo envolvendo esse tipo de deuses – um ser demoníaco. Justamente por isso, ela decide partir para sua terra natal e oferece ajuda nos negócios de Lawrence, em troca de uma carona até o seu destino. Até ai, tudo bem. A coisa desanda, de verdade, quando se passam mais de 10 episódios e a única coisa que rolou no anime todo foram trocas comerciais. Sério, eu não esperava isso.

               Para quem ainda não entendeu minha decepção, diante um anime que – okay – apesar de não ter sido perfeito, foi engraçadinho, eu posso explicar melhor.  Spice and Wolf tinha vários caminhos, em termos de enredo, para seguir… E escolheu logo o que dava menos importância aos seus personagens e – ao menos o que deveria ser – o foco do anime. Eu esperava uma discussão sobre o avanço destruidor de culturas religiosas empregado pelo catolicismo. Ou algo relacionado ao crescimento das escolhas da deusa, que preferiu partir para longe do que ficar numa pequena aldeia que não lhe dava mais o devido respeito.  Não houve nada disso. O que ficou parecendo é que o anime caminhava do nada para lugar nenhum, embora os últimos episódios dessa primeira temporada tenham tentado mudar essa situação, com uma perseguição da igreja à Holo.
                O ponto forte da obra está em seus personagens. Holo é uma mulher-lobo forte, irreverente, e de personalidade um tanto quanto peculiar. Enquanto isso, Lawrence é um homem bondoso, por trás de toda aquela aura capitalista que toma a sua vida. A relação entre os dois vai de brincadeiras um com o outro, até brigas, o que dá uma vaga ideia de que acabarão formando um casal. Os personagens secundários também são bem construídos, apesar de muitos aparentarem só estar “largados”, boiando, no enredo. Aparecem do nada e do nada mesmo é que somem.

                Sabe o que é mais estranho? Ainda tenho esperanças de que o anime tome outras direções, e só por isso assistirei a segunda temporada. É um anime divertido, com cenas engraçadas, mas que pecou por não sair do lugar. O romance também não foi lá essas coisas, então nem isso salva o vácuo que parece preencher esse anime que tinha tudo para ter uma história bem desenvolvida. Finalmente, só digo uma coisa: se não está esperando um anime espetacular, se você só deseja uma obra pequena e divertida para assistir, bem, Spice and Wolf está ai. Mas se suas expectativas com a sinopse é a mesma que a minha, bem… Vá por sua conta e risco. 
Obs.: O mais chocante foi que vi algumas criticas maravilhadas com o anime… E gente dizendo que amou o romance de Spice and Wolf… Que romance? O episódio final da 1ª temporada deixou uma dúvida imensa, e não sabemos nem se Lawrence gosta de Holo! 

12 comentários em “Diário Otaku | Spice and Wolf

  1. Olá, tudo bem?
    Estou passando aqui em seu blog pela primeira vez e tenho que dizer que adorei, porque suas postagens me chamaram muita atenção e adorei também ver alguns livros que ainda não li aqui.
    Espero poder visitar você mais vezes e que possamos ser boas amigas.
    Na verdade peguei o link de seu blog no da Nerd Girl.
    Gosto de conhecer outros blogs =]
    Enfim…Espero que também venha conhecer o meu cantinho e que ME SIGA, pois eu também estou te seguindo viu?
    Se cuida linda e parabens !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s