Saudações!
                Noite de sábado, e que tal uma resenha?
Autora: Trudi Canavan
Editora Novo Conceito
544 páginas
Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando… até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso. 

Continuação do livro O Clã dos Magos, da Trilogia do Mago Negro, A Aprendiz surpreendeu de uma maneira muito positiva. Como comentei na resenha de O Clã dos Magos, achei que a história estava caminhando para algo muito vago, porém, o mesmo não aconteceu nesse segundo livro. Parece que a autora achou, enfim, o foco da história e nos presenteou com um livro maravilhoso de aventura e magia.
                A Trilogia do Mago Negro nos apresenta a história fantástica de Sonea, uma garota favelada que, de repente, descobre ter poderes mágicos. Na trajetória do primeiro livro da trilogia, vimos o ódio que Sonea sentia pelo Clã dos Magos e acompanhamos enquanto ela fugia do domínio do mesmo… Porém, ela é pega e forçada a cooperar, principalmente após ver uma cena chocante: o Lorde Supremo, líder do Clã dos Magos, praticando atos sinistros. Nesse segundo livro, Sonea começa a sua vida como uma Aprendiz, e continua surpreendendo a todos com o seu grande potencial e força mágica. Porém, por causa de sua origem pobre, é tratada com desdém e desrespeito por todos os outros alunos… Enquanto isso, Dannyl é mandado numa excursão de pesquisa para retraçar o passado de Akkarin, o Lorde Supremo, com o objetivo de descobrir como o mesmo aprendeu magia negra e, talvez assim, aprender uma maneira de derrotá-lo.
                Bem verdade, com o passar das páginas, fica impossível saber quem é o verdadeiro vilão da história. Se você terminou de ler O Clã dos Magos pensando em Akkarin como um homem perverso, essa ideia vai perdendo – e ganhando – a força durante A Aprendiz. Devo elogiar a genialidade da autora quando fez isso, pois o livro torna-se, basicamente, uma prisão para seus olhos, enquanto você tenta tirar suas próprias conclusões: seria Akkarin mais um mocinho ou o vilão? Além disso, a autora jogou questões interessantes na história, incluindo homossexualismo – algo que nunca vi tão presente e de forma tão assumida num livro de literatura fantástica.
                Os personagens também ganharam uma melhorada, nessa sequencia. Sonea, que durante o primeiro livro me pareceu uma protagonista meio sem sal, enfim começou a mostrar as asinhas e mostrar-se uma protagonista menos apática. Sua aventura no livro, no entanto, se resume a sobreviver ao bullyng que está sofrendo no Clã; apesar de visualizarmos, dessa forma, como o potencial mágico dela começa a crescer gradativamente, chamando a atenção do Lorde Supremo – seja por bem ou por mal. Os outros personagens, que me nego a chamar de secundários, também cresceram em personalidade durante o enredo, além da aparição de alguns outros que ainda não nos foram apresentados no primeiro livro.
                Enfim, recomendo muitíssimo o livro! Dou uma dica: não julgue a trilogia pela leitura do primeiro livro. Na verdade, ele é apenas uma introdução para a verdadeira história arquitetada pela Trudi Canavan. O terceiro e ultimo volume, Lorde Supremo, promete bastante! Esperando ansiosa para lê-lo.
Nota: 10.

10 comentários em “Resenha | A Aprendiz (Trudi Canavan)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s