Saudações!
                É verdade que até os leitores mais experientes encontram problemas em cuidar bem de seus livrinhos tão queridos, de forma que os mesmos não envelheçam de maneira tão rápido. Por isso, buscando ajudar tanto esses leitores da velha guarda quanto os mais novos, começo a escrever esse post… Sintam-se a vontade para, também, darem suas dicas nos comentários!
 

Como guardar?

Quando você começa a enlouquecer e comprar livros compulsivamente, nasce um pequeno problema… E quem é que nunca o teve? Haha. Afinal, como guardar os livros? Quais as maneiras erradas de guardá-los? Bem, sejamos breves. A seguir, algumas pequenas dicas.
– Nada de guardá-los dentro de caixas! E isso é o que dizem os especialistas, não eu, haha. Guardá-los em caixas fará com que os livros se estraguem mais rapidamente.
– Não coloque-os em lugares que receba muita umidade ou muita luz do sol, por motivos óbvios. A umidade e excesso de luz do sol poderão estragar as páginas e a capa de seu queridinho, além de que há sempre o risco de mofo, no caso dos lugares úmidos, né?
– Os livros sempre devem ser guardados em pé. Empilhar os livros na horizontal é um problema… Coitadinho do que fica embaixo de todos. Além do mais, e a dificuldade pra retirar um livro que você quer? Livro deitado só se for muito necessário!
– Outros cuidados especiais: Não esprema os livros, quando for guardá-los. Mesmo com os livros na vertical, há alguns riscos de estragar as lombadas, caso eles estejam muito apertados uns nos outros – tirar um livro de um lugar apertado é que nem tirar calça jeans 2 números menor do que deveria: sai, mas dá trabalho e machuca, rs.
– Sempre mantenha os livros longe da poeira! Ao menos uma vez por mês, pegue um paninho seco (sem nenhum produto de limpeza, ok?) e passe nos seus livros e na estante.

Cuidados ao ler

– Limpe as mãos antes de pegar no livro, para evitar que resquícios de gordura e de comida impregnem nas páginas.
– Não saia por ai escancarando os livros, ao ler. Ou seja: respeite a abertura que o livro te oferece. Caso abra o livro demais durante a leitura, a lombada pode estragar e outras coisas horríveis podem acontecer (como algumas folhas se soltarem, por já não estarem muito bem presas à lombada… Quero nem pensar.).
– Não marque as páginas com clipes. Além de machucar as folhas, podem enferrujar, caso sejam metálicos. O melhor mesmo é usar aqueles marcadores de papel mesmo.
– Acho que nem preciso dizer, mas, por guia das dúvidas… Não coma perto dos livros! E se cair suco em alguma página? O estrago é irreversível… Por isso, tenha cuidado.
                E vocês, algumas dicas a mais para darem? Haha. Falando nisso, tenho que decidir… reorganizo a estante por ordem da primeira letra do titulo, ou por autor? Aiai, dúvidas cruéis, rs.

Fonte: Imagens do google

13 comentários em “Artigo | Como cuidar de nossos livros?

  1. Infelizmente não tenho onde guarda os livros a não ser em caixas pega menos poeira já que onde moro o que não falta é areia voando parece um deserto. E quero saber como tirar manchas do tipo amarelas das páginas. Alguns livros de uma editora as folhas ficaram assim depois de ler como se estivesse enferrujando. Gostei das dicas.

    Curtir

  2. “Os livros sempre devem ser guardados em pé. Empilhar os livros na horizontal é um problema… Coitadinho do que fica embaixo de todos. Além do mais, e a dificuldade pra retirar um livro que você quer? Livro deitado só se for muito necessário!”

    Isso está sendo eu ultimamente na minha estante! shaushashua.

    “- Acho que nem preciso dizer, mas, por guia das dúvidas… Não coma perto dos livros! E se cair suco em alguma página? O estrago é irreversível… Por isso, tenha cuidado.”

    Quando amo muito um livro eu não me separo até acabar, obviamente não levo pro banho, mas como lendo, por sorte já virei craque nisso e não sujo, anos de prática.

    Tenho a mesma duvida que você e ainda não me decidi. shaushau.

    Curtir

  3. Outra dica bem óbvia até, é: não marque o livro com a capa! Sabe? Aquela partezinha da capa que vem dobrada por dentro e que geralmente vem com um pequeno resumo da biografia do autor ou do livro? Então… eu fazia isso mas parei parei parei hahaha.

    Curtir

  4. Não marcar ~pfvr~ o livro com a orelha, haha xD Eu fazia isso, faço ainda, mas só uso a orelha até uma certa parte que não amasse.
    E, sei lá, eu guardo os livros na vertical, só que como não tem muito espaço no meu armário, acabava estragando o “pé” do livro ~coloquei pé porque não achei uma expressão tá? HDUSAHDUSAHDUHA~ daí esses eu comecei a colocar na horizontal mesmo, até eu comprar uma estante 🙂
    Kissus
    http://www.penseicliquei.blogspot.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s