Faz um tempinho que assisti esse anime, e adorei-o de verdade, por isso resolvi fazer uma mini-resenha sobre ele. Bem, logo vou dizendo para os não-otakus, é preciso ter em mente que é um anime do gênero Shounen Ai, que é basicamente uma história de romance entre homens – apesar de ser tudo muito inocente, sem cenas de sexo explícito.
Gêneros: Shounen Ai
Episódios: 12
Mangá: Sim
Sinopse: Loveless é um anime Shounen Ai que dispensa maiores apresentações. Personagens carismáticos que, quando puros, possuem orelhinhas e rabinhos, belíssima arte com direito até a animações computadorizadas. Trilha sonora fabulosa. Anime INDISPENSÁVEL para os fãs de yaoi/shonen ai/bishounen. (Fonte da sinopse AnimeForces.com)
Resenha:
Loveless é um anime, assim como a maioria, baseado num mangá, e, apesar dos personagens principais terem um tipo de relação homossexual, é tudo muito inocente. Nunca havia me arriscado a assistir um anime com essa temática.
Vou logo dizendo que, se você pretende assistir algo com um romance explícito e muitos beijos, vá logo desistindo. Loveless, assim como muitos animes Shoujo-Ai, possui um daqueles romances-que-quase-não-é-um-romance, e isso faz muito sentido, e você logo vai descobrir o porquê. A verdade é que a base da história está em um relacionamento um tanto estranho por um motivo: o protagonista, Aooyagi Ristuka possui apenas 12 anos, enquanto Soubi, o suposto quase-parceiro-romântico do garoto possui 21. Pedofilia? Muito.
Ainda que as cenas românticas são bem raras, e o anime foque muito mais nas lutas e mistérios que cercam os personagens, a tentativa de empurrar os personagens para um romance é estranha e desnecessária. Bem, a estória começa com Aoyagi Ristuka, um menino que está na sexta série. Apesar de estar numa idade em que as crianças costumam brincar muito e fazerem amigos, ele é totalmente ao contrário.
Na verdade, você olha para ele, com aquele corpo franzino, e pensa até que ele tem menos idade, mas, quando você conhece como ele é por dentro e como pensa… Bem, ai você pensa que está vendo um adulto no corpo de uma criança, principalmente por causa dos traumas que ele sofreu, como a morte de seu irmão e a não-aceitação da mãe.
Acho que no mangá isso fica mais a mostra, mas, na verdade, quando Ritsuka começou a mudar seu jeito de agir, a mãe também começou a distanciar-se dele – aliás, ela enlouqueceu e fica tentando de tudo para fazer o filho “voltar a ser o que era antes”, ou provar que ele é um intruso que roubou o lugar do amado filho. É um verdadeiro castigo, para Ritsuka, voltar para casa todo dia, e, muitas vezes, ele é agredido pela mãe. Sim, ele é um garoto triste.
Mas o anime não está ai para demonstrar isso. Na verdade, paralelamente à essas informações, Ritsuka conhece um homem que se diz amigo de seu falecido irmão. Soubi é o nome desse homem. Certo, ai a coisa começa a ficar estranha; Soubi é um homem esquisito, sem contar que ele já não tem orelhas de gato, o que significa que não é mais virgem (sim, os virgens, no anime, possuem orelha de gato), e, além disso, já no inicio do anime vive perseguindo Ritsuka e dizendo que o ama.
Quando Soubi aparece, o anime começa a se focar em seu tema principal: as batalhas entre os “fighters” inimigos, uma batalha entre feiticeiros em que sua arma é a força da palavra. Soubi é um desses “fighters”, só que ele lutava ao lado do falecido irmão de Ritsuka, o Seimei. Como Seimei, antes de morrer, mandou que ele tomasse conta de seu irmão mais novo e mandou que Soubi o amasse, foi isso que ele começou a fazer. Soubi obedeceu, e começou a proteger Ritsuka, que era perseguido pela força inimiga por ser o Loveless (aquele que não é amado, de acordo com a tradução que o próprio anime nos mostra).
Soubi só não contava que iria se apaixonar pelo seu protegido, pelo seu chamado “sacrifice” de batalha. E é nesse ponto que o anime começa a ficar, de fato, muito estranho pendendo para a pedofilia.
Sem isso o anime seria muito mais divertido do que é. As batalhas são muito legais e ganham mais presença e força no anime durante o passar dos episódios. Na maioria do tempo, somos puxados para um mistério sobre quem é o assassino de Seimei, o irmão de Ritsuka. Por fim, o anime é problemático em muitos aspectos, mas tem suas cenas divertidas e cenas de lutas bacanas.
Poxa me interessei, vou caçar para baixar ^^
CurtirCurtir